terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mudança de hábito - o começo!

Olá! Meu nome é Laís Maia, sou cuiabana e esse espaço será para falar sobre minha eterna luta: sobrepeso.

Sei que há varias pessoas que compartilham da mesmo problema e sei também os vários mitos sobre o que engorda e o que emagrece!

Antes de mais nada, é preciso que vocês conheçam um pouco da minha história, espero que tenham paciência e leiam =)

Eu comecei engordar aos 4 anos de idade. Foi exatamente quando meus pais separaram. Minha mãe achava que eu estava lidando muito bem com a separação, porém uma psicóloga disse a ela que provavelmente a minha forma de compensar o que estava sofrendo era comendo!

Acostumei então a ser uma criança gorda, adolescente gorda e uma adulta gorda. Nunca sofri (diretamente pelo menos) preconceito ou bullying por estar acima do peso, no colégio acho que só não sofri porque na minha turma tinha meninas mais gordinhas que eu que eram super extrovertidas, amigas de todos então eu era só mais uma gordinha tímida no meio de tantos!

Eu não era uma menina vaidosa, meu estilo quando adolescente beirava o gótico e minha mãe sempre me deixou livre para fazer minhas escolhas.

Mas, a partir dos meus 16 anos, eu comecei a sentir vontade de me arrumar melhor, vestir melhor e foi ai que o fator "ser gorda" começou a me incomodar.

Porque sim, enquanto você se esconde atrás de roupas largas é fácil, mas quando quer encontrar uma roupa justa, que lhe caia bem, e não acha o que serve que a gente acorda!

Maaaaas, eu aprendi a me vestir sendo gordinha! A valorizar meu colo, as pernas e descobri o que era sexy e atrativo em mim. Então me amei, me amei muito!

Mesmo sendo gordinha, (tenho ódio de quem diz "não namoro ninguém porque sou gorda") sempre tive namorados, rolinhos, acho que isso nunca me atrapalhou. Eu me sentia bem, era feliz comendo lanches, frituras, refrigerantes e tudo o que faz mal para o organismo.

Meu peso sempre oscilou muito! Muito mesmo!! Eu fazia dietas doidas quando queria "me sentir melhor", foi em nutricionista, tomei o famoso sibutramina (hoje proibido pela ANVISA aqui no Brasil) por meses e cheguei a pesar 68 kg em 2006. Em 2008, quando casei, eu já tinha engordado um pouco, e a vida de casada só piorou minha alimentação. Adorávamos lanche, pizza e meu ex-marido gostava de comida com muita massa, e eu com minha cabeça de gordo comia mesmo!

Quando separei, e abril do ano passado, eu tinha atingido meu ápice: 89 kg. Então acordei. 

Com a fase pós-separação, emagreci "naturalmente" 9 kgs. Eu quis, quando separei, ficar mais bonita, me sentir melhor, e cortei refrigerantes e bebida alcoólica por 6 meses. Aproveitei que fiquei mais reclusa e que o apetite diminuiu e me dediquei mesmo. Porém, com o passar do tempo, a alegria voltou e o apetite também, e desde então fico regrando para não engordar mais (quando deveria estar cuidando da saúde e emagrecer).

Atualmente, meu peso oscila entre 80kg e 82kg. Sempre mantive meu foco em perder PESO. E com esse foco comecei a pesquisar muito sobre o assunto, testemunho de meninas que perderam peso e entendi, caiu uma ficha muito grande para mim. Eu posso perder peso mil vezes que irei recuperá-los tão rápido quanto perdi. Porque o que eu preciso é mudar de hábito, mudar meu estilo de vida.

E é isso que eu quero a partir de agora! Mudar meus hábitos alimentares, fazer escolhas certas e, principalmente, comer para viver, e não viver para comer.

Vou mostrar algumas fotos para vocês:


setembro - 2009

outubro 2009

Janeiro - 2011

Janeiro - 2011

junho - 2011

junho - 2011

março - 2012

abril - 2012

julho - 2012


Como vocês podem ver, em julho deste ano eu engordei um pouco, dois kg que se instalaram na minha cintura (oi?) porém já os perdi.

No próximo post colocarei uma foto minha de corpo inteiro atualizada, minhas medidas e quais foram os produtos que garimpei aqui em Cuiabá para começar minha reeducação alimentar.

E também postarei receitinhas bacanas, minha rotina, meus fracassos, minhas vitórias.. enfim, quero que cada uma que ler faça parte desse meu novo caminho!

Também terá dicas de lugares aqui em Cuiabá onde encontrar um cardápio mais light, adequado para quem está adquirindo, assim como eu, uma alimentação mais natural, ok??

Abraços






2 comentários:

  1. Oi Lais,

    Você é linda! E sabe se vestir muito bem, diferentemente de mim.. Que não sei criar looks legais mesmo gordinha :/
    Adorei o blog e vou acompanhar porque também estou passando por essa fase de emagrecimento (:
    Beijo e sorte para nós.

    www.euvouderimel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!

      Muito obrigada pelo elogio, tô sempre visitando seu blog! Espero sua companhia aqui, e que você consiga junto comigo a passar por essa fase de emagrecimento!!! A gente chega lá!

      Beijão!

      Excluir